O prefeito de Wenceslau Guimarães, Nestor Vicente (PDT), responde a um
processo na Justiça Eleitoral por suposto abuso de poder econômico e político
nas eleições municipais do ano passado. Vicente foi eleito com 61,60% dos votos
válidos. Na ação, a coligação “Juventude, Responsabilidade e Ação”, liderada
pelo candidato derrotado Carlos Alberto Lioterio (PRB) – 36,77% dos votos –,
acusa a campanha do pedetista de distribuir na época receituários médicos e de
farmácia para eleitores do município. Conforme documentos anexados ao processo,
a suposta prática condenatória aponta o atual secretário municipal de
Administração e Finanças, Alex Farias, na época coordenador geral da campanha
de Vicente e servidor da Diretoria Regional de Saúde (Dires/Sesab)
em Gandu, de emitir e assinar autorizações que teriam beneficiado pessoas de
Wenceslau Guimarães que necessitavam realizar diversos procedimentos médicos. O
processo, que tem data prevista para ser julgado em 17 de dezembro, está nas
mãos do juiz da 151ª zona eleitoral, Antonio Carlos da Silveira Símaro. Caso
decida pela cassação do diploma do prefeito e da sua vice, Rose Mary Barbosa
(PT), uma nova eleição será marcada no município, já que Vicente foi eleito com
mais da metade dos votos válidos. (Bahia Notícias)