A Justiça da Bahia pediu, na terça-feira (21), a interdição total da carceragem da Delegacia de Ibirapitanga, cidade no sul da Bahia, após uma solicitação do Ministério Público do Estado (MP-BA). O pedido ocorreu depois que a delegacia foi invadida por três homens armados e dois presos foram mortos, no dia 16 de março.
Além do ocorrido, o MP aponta que a unidade prisional possui problemas de infraestrutura, não oferece condições mínimas de salubridade e ainda é inseguro.
Ainda segundo o MP, na decisão a Justiça determina a transferência de todos os detentos custodiados na Delegacia de Ipirapitanga para o Conjunto Penal de Valença, no prazo de cinco dias, além da proibição de reclusão de qualquer pessoa no referido estabelecimento.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que ainda não recebeu o comunicado de interdição da carceragem, documento que deve indicar o destino dos oito presos custodiados no local.
Ainda segundo a policia, a pedido do coordenador da região, o delegado Evy Paternostro, estão sendo realizadas gestões junto à Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), para que sejam disponibilizadas vagas no sistema prisional que abriguem os presos.
Há menos de um mês das mortes, no dia 27 de fevereiro, a delegacia da cidade também foi um invadida por um grupo armado, e um preso que estava custodiado no local foi morto. Na ocasião, um carcereiro estava no complexo policial e conseguiu escapar. Ele não teve ferimentos.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2017/03/justica-pede-interdicao-carceragem-de-ibirapitanga-apos-morte-de-presos.html
