Manifestantes, em foto tirada durante o primeiro protesto.
Decorridos quase 45 dias
desde a data do último protesto por melhorias na BA-262, o
Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) não honrou
a palavra do seu gerente regional, Adalgiso Ribeiro, que garantiu o início
imediato das obras no trecho que liga Poções/Nova Canaã/Iguaí.
De acordo com
Pascoal Oliveira dos Santos, líder do movimento que interditou por duas vezes a
estrada, os buracos aumentaram e oferecem riscos cada vez maiores aos
usuários. Apesar disso, a imobilidade das autoridades públicas estaduais e
regionais ultrapassa a barreira da incompetência e se agrupa aos inúmeros
desmandos administrativos a que sofrem os contribuintes locais.
O movimento em prol
do trecho da BA-262 vem recebendo apoio até mesmo de parlamentares da base
governamental. Em Julho de 2013, depois do primeiro protesto de moradores
(ocorrido no dia 04), o deputado federal Waldenor Pereira compareceu
pessoalmente na sede do Derba para solicitar ao diretor do Derba, Saulo Pontes,
a realização de uma operação tapa-buracos emergencial. Apesar dos reparos, em
Agosto seguinte a estrada voltou a estar pontilhada de buracos, conforme noticiou o
Nova Canaã News.
Em 04 de Setembro
do mesmo ano, representantes das câmaras de Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí do
Executivo das três cidades, estiveram reunidos na
Câmara de Vereadores de Nova Canaã com os srs. Wellington (assessor do deputado
Coronel Santana), Sérgio Matos (representando a Loja Maçônica União Vale do
Gongogi) e dezenas de representantes da região. Todos os pronunciamentos
ressaltaram a importância do asfaltamento da estrada e os riscos e transtornos
que a atual situação precária da rodovia tem causado aos usuários, cujos 25 anos
de vida útil sinalizam o total descaso do governo estadual. Na
reunião, ficou decidido que as câmaras e os representantes políticos iriam
acionar seus líderes para a realização das obras de recuperação da estrada, mas
parece que o movimento caiu no ostracismo.
Atendendo ao pedido do iguaiense Ariston
Rocha Matos, o deputado Marcelino Galo encaminhou ofício
ao vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado, Otto Alencar,
solicitando a recuperação da rodovia BA 262, pedido que teria sido
reforçado pessoalmente, segundo assessoria do deputado. Apesar de tudo isso, a
estrada permanece abandonada pelo Governo do Estado,
situação que vem gerando revolta aos usuários, que prometem novos protestos e
interdições até que tudo se resolva. Informação Nova Canaã News