O custo para tirar uma
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumentará até 20%, com a obrigatoriedade
de cinco aulas em um simulador de direção instalado nas autoescolas. Antes da
nova regra – que passou a valer no país esta semana, após resolução do Conselho
Nacional de Trânsito (Contran) – o interessado em emitir o documento gastava,
em média, R$ 1,2 mil, de acordo com a Federação Nacional das Autoescolas
(Feneauto). Com a mudança, o custo subirá até R$ 250. A obrigatoriedade do uso
do simulador é válida somente para a categoria B (habilitação para automóvel).
As aulas no simulador, no entanto, não têm caráter eliminatório. Com duração de
30 minutos cada, as aulas devem ser realizadas obrigatoriamente antes do começo
da parte prática. O custo médio de um simulador é de R$ 40 mil, mas é possível
obter o aparelho por comodato. Em todos os casos, o custo é repassado para o
consumidor. As autoescolas não são obrigadas a ter a máquina e podem dividi-la
com outras empresas. A manutenção varia de mensalidades de R$ 750 a R$ 1.750 ou
taxas de R$ 4 a R$ 15 por aula. Com isso, os centros de formação de condutores
estimam que o preço médio da aula simulada seja de R$ 40, acima do que é pago
pela prática, entre R$ 30 e R$ 35. (Bahia Notícias)
