Três prêmios nacionais e o pior desempenho no
Enem 2012 na Bahia. Essa é a contrastante realidade do Colégio Estadual Casa
Jovem II, em Igrapiúna, Sul da Bahia. A escola teve uma média de 414,09 nas
provas objetivas do exame, sem levar em conta a Redação, na qual teve o segundo
pior desempenho: 407,69. Os dados foram divulgados, na terça-feira, pelo
Ministério da Educação (MEC). Por outro lado, a Casa Jovem II recebeu, em
2009, o Prêmio Destaque Brasil em Gestão Escolar. No ano passado, recebeu
outras duas premiações: Prêmio Educar para Igualdade Racial (CEERT - 2012) e o
12º Prêmio Escola Voluntária. A contradição se vê também na estrutura da
própria escola, que conta com laboratórios, hortas, quadras e funciona como
educação integral, das 7h às 15h. Para o diretor da escola, Ademário Reis, os
baixos índices no Enem estão ligados diretamente a alguns fatores como
transporte precário — muitos alunos chegam à unidade de pau de arara, enfrentando
viagens de mais de 30 km em estradas precárias — e de o ensino médio na
unidade ser integrado à educação profissional. (Correio)
