O sul da Bahia pode ganhar novos municípios nos próximos anos. Entre as
localidades que correm risco de perder parte de seu território estão Itacaré,
Ibirapitanga e Itagibá. Esses municípios contam com distritos com mais de
8 mil moradores. A quantidade de habitantes é uma das exigências da lei
aprovada na noite de quarta-feira pelo Senado Federal. Outra exigência é a
realização de um plebiscito entre os moradores. Mas, antes disso, a lei precisa
ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Se sancionada, possibilitará a
criação de até 188 municípios no Brasil. No sul da Bahia, podem conseguir
emancipação política e administrativa os distritos de Itamarati, em
Ibirapitanga; Taboquinhas, em Itacaré, e Japumerim, em Itagibá.
