Mostrando postagens com marcador Xique-Xique. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Xique-Xique. Mostrar todas as postagens

domingo, 5 de abril de 2020

Barra: Caminhão cai de balsa e motorista desaparece no Rio São Francisco



Um motorista identificado como Jardel Barbosa de Lima, de 32 anos, desapareceu no último sábado (4) no Rio São Francisco após o caminhão que ele estava cair de uma balsa que fazia a travessia entre Barra e Xique-Xique. A informação é do site Central Notícia via Bahia Notícias.

De acordo com a publicação, Jardel estava vindo de Ibotirama na companhia de outra pessoa, que conseguiu sobreviver. De acordo com Andrews Barbosa, primo do condutor do veículo não dá para saber se Jardel ainda está dentro da cabine do caminhão ou foi arremessado para dentro do rio.

As buscas pelo homem foram retomadas na manhã deste domingo (5)

Foto: Reprodução / Central Notícia

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Mais de 26 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas na Bahia

Foto: Foto: Divulgação/Ibama

Pelo menos 26 mil peixes de lagoas que estão secando foram resgatados por Grupos de pesquisa e proteção ambiental na cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, no norte da Bahia, desde o fim de semana até esta terça-feira (23).

O trabalho faz parte da 2ª etapa da Operação de salvamento de peixes de lagoas da região. Durante a ação, os animais são pescados com redes e, em seguida, levados para o Rio São Francisco, onde são soltos.

Entre as espécies resgatadas nesta segunda etapa da ação estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, carí, corvina, pial, traíra, cascudo, pacu, paiba e câgado de lagoa. Conforme o Ibama, o trabalho segue até a quinta-feira (25). 

Ainda de acordo com o órgão, de 2017 até agora, cerca de 50 milhões de peixes morreram por conta seca nas lagoas de Xique-Xique. Esta é a quarta ação para resgate dos animais realizada na região. As duas primeiras ocorreram em agosto de 2018, e a última em setembro, quando foram resgatados mais de 100 mil peixes de lagoas que estavam secando.

A operação é realizada por meio de uma Força Tarefa interinstitucional, que conta com a participação do Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários. Cerca de 35 pessoas participam do trabalho.

As ações visam realizar diagnóstico da situação das lagoas para identificação de possíveis causas da mortandade de peixes e consequente proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental - com a devida apuração das responsabilidades administrativas. Um estudo foi pedido para avaliar a seca, segundo o Ibama.

*G1 Bahia

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/10/23/mais-de-26-mil-peixes-sao-levados-para-o-rio-sao-francisco-apos-seca-em-lagoas-na-bahia.ghtml

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Doze toneladas de maconha são descobertas em localidades rurais no norte da Bahia

Foto: Divulgação/SSP

Uma operação policial realizada na quinta-feira (13), no norte da Bahia, encontrou 12 toneladas de maconha. A ação foi realizada nas cidades de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, João Dourado e Xique-Xique.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que em localidades rurais foram encontrados 25 mil pés (11 toneladas) da droga, além de 615 kg já colhidos, mil mudas, meio quilo em sementes, 6,2 mil covas, entre outros materiais.

Ainda segundo a SSP-BA, uma pequena parte dos entorpecentes foi guardada para perícia, enquanto o restante foi destruído no local.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/09/14/operacao-policial-descobre-12-toneladas-de-maconha-no-norte-da-bahia.ghtml

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Xique-Xique: Dois homens morrem em ação contra tráfico de drogas

Foto: Divulgação / SSP-BA

Dois homens foram mortos em uma ação policial em Xique-Xique, no centro norte baiano, na manhã deste domingo (15). Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), com os dois foram encontrados um rifle, pistola e 1 kg de maconha. Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido chegaram até os dois, identificados como Joseilton Leite de Carvalho, 27 anos, e Maicon de Souza Santos, 21, criminosos após denúncias anônimas. Ainda segundo a Polícia, a dupla estava escondida em um imóvel, no bairro Ponta da Ilha, perto da lagoa, e atirou no momento em que foram abordados. A Polícia disse ainda que chegou a socorrer os dois homens, mas eles não resistiram. O material encontrado, um rifle calibre 36, uma pistola calibre 44 com cano duplo, munições, cerca de 1 kg de maconha e celulares, foi apresentado na Delegacia Territorial de Xique-Xique.

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/13866-xique-xique-dois-homens-morrem-em-acao-contra-trafico-de-drogas.html

quarta-feira, 14 de março de 2018

Xique-Xique: Ação descobre 20 mil pés de maconha; 'roça' tinha sistema de irrigação

Foto: Divulgação / SSP-BA

Uma plantação com cerca de 20 mil pés de maconha foi encontrada em Xique-Xique, na região de Irecê, centro norte, nesta terça-feira (13). Segundo a Polícia, a plantação, situada no povoado de Retiro da Picada, contava com o sistema de irrigação por gotejamento. Além disso, havia um local para secagem da erva. Os pés mediam até 2 metros de altura. Ainda segundo a Polícia, os agentes chegaram ao local após uma denúncia anônima. Ao perceber a chegada dos agentes, homens que estavam no local fugiram por um matagal. No local, também foram encontrados 40 quilos de maconha divididos em dois sacos. Uma amostra da plantação foi retirada e o restante incinerado. "Agradecemos a confiança da população denunciando com total sigilo. Temos uma noção dos proprietários e vamos trabalhar para chegarmos neles", informou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez.

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/12589-xique-xique-acao-descobre-20-mil-pes-de-maconha-roca-tinha-sistema-de-irrigacao.html

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Cidade do norte da Bahia registra 1228 raios em dois dias

Foto: Reprodução/TV Bahia

A cidade de Xique-Xique, localizada na região norte da Bahia, registrou 1228 raios nos últimos dois dias. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Clima Tempo.

Imagens gravadas com um celular por um morador da cidade, na noite de quinta-feira (4), mostram uma sequência de raios que deixaram a população assustada.

Apesar das chuvas dos últimos dias, o tempo no município continua quente. No sábado (6), a chance de chuva na cidade é mínima: 7%. A temperaturas devem variar entre mínimas de 25 graus e máximas de 35 graus.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/cidade-do-norte-da-bahia-registra-1228-raios-em-dois-dias-veja-video.ghtml

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Cerca de 2 mil pessoas sofrem com a seca de lagoa onde morreram milhares de peixes na BA

Lagoa seca e milhares de peixes morrem em Xique-Xique, no oeste baiano

A seca na lagoa Itaparica, localizada no município de Xique-Xique, no oeste da Bahia, atinge cerca de duas mil pessoas que dependem da água da lagoa para sobreviver. O local se transformou em uma espécie de cemitério de peixes, após milhares deles morrerem por conta da falta de água, e muitos pescadores abandonaram a atividade.

A lagoa Itaparica era alimentada pelas águas do Rio São Francisco e é maior da região. Agora, o que se vê no local é uma grande poça que tem apenas cerca de dez centímetros de profundidade. A estiagem na região também atinge as criações de gado.

Há 6 meses não chove em Xique-Xique e a previsão é que só haja chuva na cidade em meados do mês de outubro. Conforme os moradores, essa é uma das piores secas já ocorridas na cidade.(Leia mais...)

http://g1.globo.com/bahia/noticia/cerca-de-2-mil-pessoas-sofrem-com-a-seca-de-lagoa-onde-morreram-milhares-de-peixes-na-ba.ghtml

terça-feira, 11 de julho de 2017

Pai e filho morrem em acidente entre moto e viatura da CIPE na BA-052


Ocupantes da moto morreram no local; motorista ficou ferido 
e foi socorrido para o hospital (Fotos: Irecê Repórter)

Pai e filho morreram na noite desta segunda-feira (10), na BA-052, na região de Xique-Xique, durante uma colisão entre uma moto e uma viatura da Cipe-Semiárido. As vítimas foram identificadas como Cristian Alexsander de Jesus Souza, de 20 anos, e Cristiano Marques de Souza, 44 anos. Na tentativa de evitar a tragédia, o policial que conduzia a viatura, tentou frear, mas acabou capotando o veículo. Ele foi socorrido e atendido em um hospital da região. Seu estado de saúde é estável. Em nota, a Polícia Militar disse que com o intuito de evitar a colisão, o motorista iniciou a frenagem do veículo na tentativa de reduzir a velocidade, fazendo também a mudança de direção. Mesmo com estes procedimentos, não foi possível evitar o grave acidente. A viatura capotou às margens da rodovia. Ainda de acordo com a nota, com o impacto, os ocupantes da motocicleta não resistiram aos ferimentos e morreram na hora. Na sequência, o militar foi transferido para o Hospital Regional de Irecê. A nota informa que o PM está aparentemente sem lesões. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. *Com informações do blog Central Notícia.

http://www.giroemipiau1.com.br/2017/07/pai-e-filho-morrem-em-acidente-entre.html