sábado, 12 de abril de 2014

Brasil tem onze das 30 cidades mais violentas, segundo estudo da ONU






Estudo das Nações Unidas (ONU), com base na taxa de homicídios do ano passado em todo o planeta, coloca o Brasil entre os campeões de violência. Em 2012, 437 mil pessoas foram assassinadas em todo o mundo. Desse total, mais de 10%, ou seja, quase 50 mil homicídios, foram registrados no Brasil, o que deixa o país com a 16ª posição no ranking dos mais violentos do mundo. A taxa nacional é de 25,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, número 4 vezes maior que a média mundial, de 6,2/100 mil pessoas. A maior parte das mortes (66%) foi por armas de fogo. De acordo com o levantamento feito pelo Escritório sobre Drogas e Crime da ONU, o Brasil tem onze cidades na lista de trinta mais violentas, a maior parte na Região Nordeste, e os jovens são as maiores vítimas. Cidades do Nordeste registraram mais de 300 assassinatos de jovens por cem mil habitantes. Maceió, capital de Alagoas, é a número do país em taxa de homicídios e a quinta no mundo. As duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não estão no ranking. Segundo especialistas, há 10 anos o país vê os homicídios migrarem para os municípios de médio porte. Para jurista, a concentração de assassinatos em municípios de médio porte é herança que vem desde o Brasil Colônia. “A pesquisa confirma o histórico da ocupação do território nacional que se deu matando as populações originárias que até hoje chamamos de índios. Os conflitos com o Estado são resolvidos matando aqueles que o contesta. Os que morrem são pobres e moradores na periferia, muitos pelas mãos de agentes do Estado, pessoas a eles associadas ou por eles incentivadas”, afirma o juiz João Batista Damasceno. O estudo mostra que a América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Para os pesquisadores a violência na região está ligada ao crime organizado e à violência política, que persiste há décadas nos países latino-americanos.

AB