sexta-feira, 7 de março de 2014

Gripe "Lepo Lepo" ataca após carnaval


Mal acabou o Carnaval e ela, a costumeira gripe pós- folia já está sendo apelidada de “Lepo Lepo” e colocando muita gente na cama. Garganta inflamada, febre, tosse seca e dores no corpo são os primeiros sintomas da virose. No entanto, segundo o médico infectologista do Hospital Aliança, Adriano Oliveira, é preciso ficar atento a outras viroses como a diarréia, comum nessa época, e o vírus da gripe Influenza H1N1, que quando não diagnosticada a tempo pode levar a morte. O médico atribui a epidemia de viroses, que costuma lotar as emergências dos hospitais após a folia, ao aglomerado de pessoas que a festa concentra. Porém é preciso ficar atento ao contagio pela gripe H1N1, ou influenza A. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. De acordo com o médico, o resfriado é uma doença banal e se resolve com a ingestão de muito liquido como sucos, água, frutas cítricas, água de coco e antitérmicos. Entretanto o especialista alerta que idosos e crianças são mas vulneráveis a doença e precisam redobrar os cuidados. As viroses gastrointestinais também ocorrem com frequencia nessa época, segundo o infectologista e, quando não tratadas, podem levar o paciente a uma desidratação. A orientação é observar a urina que tem que apresentar três características: clara, frequente e abundante. “O resfriado atinge as vias respiratórias, por isso a sensação de congestão nasal e, quando não tratado, os sintomas podem evoluir para uma sinusite. Já com o vírus da gripe Influenza, os sintomas são mais agressivos e o paciente não consegue manter sua rotina de trabalho mesmo fazendo uso de medicamentos e boa alimentação.