Mal acabou o Carnaval e ela,
a costumeira gripe pós- folia já está sendo apelidada de “Lepo Lepo” e
colocando muita gente na cama. Garganta inflamada, febre, tosse seca e dores no
corpo são os primeiros sintomas da virose. No entanto, segundo o médico infectologista
do Hospital Aliança, Adriano Oliveira, é preciso ficar atento a outras viroses
como a diarréia, comum nessa época, e o vírus da gripe Influenza H1N1, que
quando não diagnosticada a tempo pode levar a morte. O médico atribui a
epidemia de viroses, que costuma lotar as emergências dos hospitais após a
folia, ao aglomerado de pessoas que a festa concentra. Porém é preciso ficar
atento ao contagio pela gripe H1N1, ou influenza A. A transmissão pode ocorrer
antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais e de pessoa para
pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das
vias respiratórias. De acordo com o médico, o resfriado é uma doença banal e se
resolve com a ingestão de muito liquido como sucos, água, frutas cítricas, água
de coco e antitérmicos. Entretanto o especialista alerta que idosos e crianças
são mas vulneráveis a doença e precisam redobrar os cuidados. As viroses
gastrointestinais também ocorrem com frequencia nessa época, segundo o infectologista
e, quando não tratadas, podem levar o paciente a uma desidratação. A orientação
é observar a urina que tem que apresentar três características: clara,
frequente e abundante. “O resfriado atinge as vias respiratórias, por isso a
sensação de congestão nasal e, quando não tratado, os sintomas podem evoluir
para uma sinusite. Já com o vírus da gripe Influenza, os sintomas são mais
agressivos e o paciente não consegue manter sua rotina de trabalho mesmo
fazendo uso de medicamentos e boa alimentação.