Dados da Controladoria Geral
da União (CGU) mostram que a corrupção é disparada a principal causa de
expulsão de funcionários federais do serviço público. No período de 2003 a
2013, foram rifados dos quadros do governo federal 4.577 servidores. Desses, 3.078
foram punidos por algum tipo de ato ligado à corrupção. Isso equivale a 67,25%
do total de expulsos. Outras 1.025 expulsões
(22,39%) ocorreram por conta de abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação
ilícita de cargos. No ano passado, foram 377
servidores federais expulsos por corrupção. Ou seja: é praticamente como se
todos os dias um funcionário público fosse mandado embora por envolvimento com
atos de corrupção. O Ministério da Previdência
Social é o líder nas estatísticas de funcionários expulsos - independente de
motivo. Sozinho, foi responsável por 1.157 expulsões. Isso representa 25,26% do
bolo de servidores punidos. (Estado)
